Queria muito fazer um mini editorial sobre uma mesa para um almoço de dia dos Pais.

E queria muito também fazer um mini editorial com trilho na mesa. Então, pensei que daria um resultado legal unir as duas coisas e cá estamos com esse post bacanérrimo!!

As cores escolhidas - cinza, preto e branco - é super masculina. Linhas retas predominam em toda a composição, e apenas algumas louças complementares possuem um relevo mais orgânico. Esse mix contribui para um visual mais leve e harmônico.

Na base dessa composição, trilho da coleção Correntes (veja mais sobre essa coleção abaixo). Ele cobre quase toda a mesa, deixando aparente apenas uma pequena faixa lateral em todo o comprimento da mesa. E, nas cabeceiras, ele cai um pouco (o ideal é que caia no máximo uns 15cm, para não perder a proporção da composição).

Sobre os pratos, guardanapos de algodão dobrados e sobre eles, os talheres. Para fechar o conjunto, um pequeno galho de hera. Fica lindo! E descontraído, super bacana! Esqueça aquelas argolas de guardanapos com flores artificiais e repolhudas! Thanks God, essa moda já passou! hehehe

Taças de diferentes designs contribuem para uma atmosfera mais divertida, menos formal. Da direita para a esquerda, do menor para o maior: vinho branco, vinho tinto, água. E, por último, o espumante. Sempre assim, sem erros. Mas, para viabilizar o dia-a-dia, acredito que duas taças sejam o suficiente. Vinho e água. Se for servida espumante junto com a sobremesa, então coloco os copos à mesa na hora do doce.





E... para servir....
Aqui no Sul, e minha família encaixa-se nessa tradição, o prato principal deve ser carne. Grelhada ou churrasco. Mas, numa ocasião mais especial, os acompanhamentos podem ser ter uma carinha mais especial. Pensei num couve-flor gratinado, que é fácil, pode ser preparado com uma certa antecedência, pois fica no forno gratinando enquanto você recebe seus convidados. A salada dessa postagem aqui é uma ótima pedida também. Para adoçar, uma simples nega-maluca com uma caldinha mais especial é uma boa pedida, ou docinhos servidos mini ramekins, para comer de colher!!

Couve-flor gratinado:
Descarte as folhas, a base do talo e corte um couve-flor em floretes médios. Lave bem e reserve. Em um bowl, misture 1 litro de leite com 4 colheres de sopa de farinha de trigo. Mexa bem para que não fique grumos. Reserve. Numa panela média, doure meia cebola bem picadinha com 4 colheres de sopa de manteiga. Acrescente a mistura de leite e farinha, uma folha de louro, sal e pimenta a gosto  e mexa até engrossar. 
Distribua metade do molho num refratário, disponha os floretes do couve-flor e cubra com o restante do molho. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno por cerca de 20 minutos, até gratinar.
(adaptado do livro O que tem na Geladeira?, Rita Lobo).


Sobre a coleção Correntes:
A coleção Correntes tem aquele quê de descontraído e de aconchegante ao mesmo tempo. A costura da trança no tecido base brinca com as texturas e linhas, enriquecendo visualmente a peça. Jogos americanos, toalhas, almofadas, capas de travesseiro e mantas de bebê são peças que ficam incríveis trabalhadas nessa coleção.

E então...
trilho e jogos americanos desse post disponível na nossa loja online, clique aqui!
mini pães e sobremesas, pessoal de Bento Gonçalves e arredores, é só encomendar na LuPiovesan tá?! 

Para finalizar, um pequeno vídeo dessa mesa!