"O cuidado com a mesa é uma expressão da sua alegria em receber!"

E como é bom receber em casa as pessoas queridas! Geralmente são esses momentos que rendem as melhores memórias. O estar à vontade e o conforto da casa geram um bem estar nas pessoas capaz de provocar as melhores sensações.

Para esses momentos, apostar na simplicidade é tudo. Sem frescuras, sem rodeios, mas com muito bom gosto. Isso dá segurança e confiança ao anfitrião e, consequentemente, transfere um clima de leveza ao momento que contagia todos os convidados.

Ao arrumar a mesa, uma composição equilibrada de têxteis e louças dão um aspecto bonito e harmonioso à mesa. Abuse da criatividade ao utilizar toalhas que vestem a mesa de uma maneira fora do convencional. Aqui, numa mesa retangular de 2,50metros, utilizei uma toalha de 1,80metro. Essa medida acomoda três pessoas de cada lado da mesa e deixa as cabeceiras à mostra, valorizando o móvel e criando um efeito descontraído. A regra é: cada comensal utiliza aproximadamente 60cm para sentar-se à mesa. Então, se você utilizar toalhas com um comprimento múltiplo de 60 - 1,20 ou 1,80m, por exemplo - você acomoda confortavelmente 2 ou 3 pessoas de cada lado da mesa, respectivamente.


E, para servir, nada de pratos, ingredientes e temperos mirabolantes. Aposte no básico, no simples, mas feito com carinho e cuidado. Comida feita com amor é sempre boa! Uma boa salada verde, bem fresquinha e orgânica, é uma ótima e infalível entrada! Aqui, ela foi incrementada com uma saladinha de abobrinha com crótons. Para o prato principal, picanha grelhada na churrasqueira e polenta com molho de cogumelos. E, para finalizar, torta de maçã!

Como vinho bom é o vinho que gostamos de tomar, independentemente da harmonização correta de sommeliers e afins, a sugestão aqui é o vinho Petit Verdot, da Dom Candido, vinícola aqui do Vale dos Vinhedos. Para quem não curte, um chá é sempre uma boa opção. Uma infusão com ervas do nosso jardim sempre rende uma ótima bebida. Se quiser um sabor mais docinho, uma colherada de mel é infalível!! Uma delícia para os dias mais frios, mas que também pode ser servida geladinha!

salada de abobrinha:
corte a abobrinha em 4 partes, no sentido do comprimento. Elimine o miolo central de cada parte. Corte em fatias finas. Tempere com um pouco de sal e óleo de oliva e cozinhe numa frigideira anti aderente, por aproximadamente 5 minutos. Acrescente folhinhas de tomilho.

molho de cogumelos:
limpe com uma escova variados tipos de cogumelos frescos. Corte-os em fatias finas. Doure uma cebola picada com manteiga. Acrescente os cogumelos e cozinhe-os até murcharem um pouco. Acrescente 1/2 xícara de vinho branco seco. Quando o vinho secar, acrescente 1/2 xícara de caldo de legumes e deixe cozinhar, até secar novamente. Para finalizar, incorpore 200 gramas de creme de leite fresco. Acerte o sal. E pronto!!

Agora... se você não quiser, não estiver a fim, ou não gostar de cozinhar, basta encomendar o molho (e a sobremesa também!!) aqui na LuPiovesan!! heheheh Lembrando apenas que os cogumelos são ingredientes sazonais, então dependemos da disponibilidade dos pequeninos!!