Não me incluo no grupo das pessoas consumistas. Mas, se tem algo que eu compraria - e muito! - se houvesse a opção de comprá-lo, seria, certamente, o tempo. Que delícia seria chegar num local, ou online mesmo,  e pedir duas horinhas de tempo, por gentileza. E ver seu dia esticado, uma hora virar três! Beleza!

Quero ler uma lista grande de livros. Quero testar moldes de costura que já pesquisei e estudei. Quero testar novas receitas na cozinha. Quero fazer meu próprio caldo mais vezes. Quero ter minhas tortas, lasanhas e panquecas à disposição no freezer para os dias de pressa ou para os dias de preguiça. Quero, quero, quero!!!

Mas como o tempo voa!! E, com duas crianças, então, a velocidade do tempo parece ainda maior. Todo o dia são pelo menos duas horas e meia entre janta, banho e colocar pra dormir. Vestir, alimentar, escovar os dentes, levar e trazer de lá pra cá. Dois moleques que são, às vezes coloco meus pingos de gente pra ajudar em alguma tarefa, com a intenção de ir adiantando alguma tarefa, e aí, tá feita a festa!!!!

Terça-feira, depois da janta deles, Gê me pediu para brincar com o bilolão (=violão). Como eles se distraem um bocado com instrumento, fui lavar a louça. Em menos de um minuto, meu molequinho arrastou uma cadeira e se juntou à mim, fazendo bagunça na pia e tirando TODOS os talheres da gaveta. Betina logo apareceu, pediu um pedaço de bolo e o chão, até então limpo, ficou cheio de migalhas. Dia desses, tentei encher um bichinho de pano na companhia deles, enquanto brincavam no intervalo de tempo entre a janta e o banho. Eles acharam o máximo tirar toda a fibra do saco e pular pular pular. Virou agito e o bichinho continuou murcho, vazio. Germano, de uns dias pra cá, tem custado a dormir à noite. E então, quando finalmente adormece, a carruagem já virou abóbora e não consigo mais nada, além de uma janta, um vinho e um pouco de TV. Nem pensar em adiantar o almoço do dia seguinte e nem trabalhar mais um pouco.

A maternidade tem efeitos surpreendentes. Tenho conseguido exercitar minha paciência e controlar minha ansiedade de uma maneira satisfatória. Tenho percebido que o meu tempo de ficar com eles é meu tempo de ficar com eles e, assim, nesses momentos, meus pingos são a prioridade. A relação fica mais fácil, as negociações mais tranquilas, a compreensão é mútua, as birras ficam menores. Ensinar, educar, passa a ser mais prazeroso sem conflitos. A percepção de que não somos donos do nosso próprio tempo faz com que a vida aconteça mais tranquila, mas serena. E as peças vão se encaixando, um dia após o outro, a vida fazendo mais sentido que nunca.

Eleitas as prioridades então. Família, filhos e as atividades imprescindíveis da LuPiovesan. Compras, vendas, criação e desenvolvimento dos produtos, produtos personalizados para os clientes, organização e administração em geral. O tempo restante vou preenchendo, às migalhas e aos retalhos, com minha lista interminável de planos.

Torta de maçã. De repente, um insight para uma sobremesa para um fim de semana que prometia tempo ensolarado e quentinho. Pela manhã cedinho, fiz a massa e deixei-a repousando na geladeira. Na hora de preparar o almoço, assei a base e fiz um creme de leite condensado. Distribui o creme sobre a massa da torta já assada e reservei. À noite, com as crianças já dormindo, enquanto assava a pizza da janta, fiz um creme de maçãs. Distribui sobre o creme de leite condensado. Reservei novamente. No dia seguinte, cedinho, fiz o merengue italiano e cozinhei as fatias de maçã numa calda de água e açúcar. Uma parte da receita daqui, outra dali, um pouco de tempo aqui, outro alí e, em  três etapas, pronta. Delícia, de lambuzar os beiços de toda a galerinha! Congelei as cascas, cabinhos e sementes das maçãs que utilizei no preparo para uma posterior geléia de maçã.

Na escola da Betina, está rolando um projeto superbacana de incentivo ao consumo sustentável e à alimentação saudável. Então, a atividade de um final de semana foi eleger uma receita feita com cascas e sobras de algum alimento, descrevê-la e ajudar a pequena a desenhar o ingrediente utilizado. A receita da geléia de maçã feita com as sobras pareceu-me perfeita para o desafio, já que minha pequena adora a fruta e conseguiria desenhá-la facilmente. Dias depois a profe pede uma pequena porção da receita para ser degustada em sala, com os colegas. Lá foi Betina com seu vidrinho de geléia para a aula. Ao final da aula, a educadora me diz: "Foi um sucesso a geléia. Todos provaram e gostaram!"


Louças em tons pastel são modernas e conferem um ar fresquinho e cool. Leveza com uma sofisticação despretenciosa.

- Aqui, utilizei sousplat cerâmico como prato para a torta. Acho bacana o uso dessa peça para essa finalidade, pela simplicidade e praticidade, além de para sair da mesmice do prato com pé. O sousplat também é um ótimo aliado na hora de compor uma mesa, pois possibilita servir com diferentes alturas, junto a outras bases.

- Prato de cerâmica com relevo geométrico. Lindo lindo!!

- Toalha de mesa de cambraia de algodão listrada. Branca, dá um toque ainda maior de frescor à louça.

- Toalha de mesa grafite e verde. Confere um ar mais sóbrio ao conjunto, mas sem perder a leveza do tom pastel da cerâmica.