Matéria Jornal Design Serra


Foi-se o tempo em que a casa era uma coisa estática, rígida, cheia de regras e sem a identidade dos moradores. A casa atual precisa ser dinâmica, ter movimento, modificando-se na medida em que seus habitantes se transformam.
Sabe-se que as diferentes estações do ano influenciam nos hábitos do cotidiano das pessoas e a casa não pode deixar de acompanhar estes acontecimentos. Tempos de primavera anunciando um verão ensolarado são momentos que sugerem um pouco dessa transformação. É hora de abrir a casa e deixar o clima gostoso da nova estação entrar, adotando pequenas atitudes na decoração, que podem repaginar áreas sociais e de convívio, dando novos ares de frescor e alegria.
Em áreas sociais de estar, tais como salas e varandas, as almofadas são itens curingas, basta trocar as capas para mudar o visual do espaço. Cores, formatos e diferentes padrões de tecidos podem ser combinados de inúmeras maneiras, formando interessantes conjuntos compositivos. Basta eleger uma cor ou uma estampa predominante e, a partir daí, complementar com cores harmônicas para obter um resultado positivo. Um truque que sempre dá certo é eleger um número ímpar de almofadas, compondo-as de forma simétrica.  Na hora de adquirir estes produtos dê preferência aos confeccionados com tecidos naturais, como o algodão e o linho. Evite tecidos sintéticos ou com brilho já que os mesmos não proporcionam o conforto de um toque gostoso na pele. Em áreas externas, como varandas junto a jardins, opte por almofadas de padrão geométrico, que fazem ótima composição junto às linhas orgânicas naturais da vegetação.
A área de refeições também pode ganhar o frescor e o colorido da estação.  A pedida do verão é fugir dos tradicionais “conjuntinhos” de louça, de taças e de toalhas. Mesclar numa mesa retangular jogos americanos e trilhos é uma ação que sugere movimento, cor e alegria. Assim como no caso das almofadas, para compor uma mesa com equilíbrio e harmonia basta escolher uma estampa predominante e fazer as combinações a partir dela. Por exemplo, em mesas postas com pratos contendo estampas florais, os têxteis listrados, xadrezes e poás podem ser utilizados para dar um ar descontraído. Novos usos aos utensílios também podem ser incorporados. Um prato fundo de sopa, por exemplo, pode ser ótimo para servir uma salada ou uma sobremesa.
Para formar um bom acervo de peças que possibilitem essas brincadeiras, na hora da compra deve-se ter sempre em mente as peças já adquiridas  para que as novas façam parte de um conjunto maior.
Uma dica para quem está começando a formar sua coleção, é iniciar pelos itens básicos tais como louças brancas com relevos que são elegantes e indispensáveis.